Voluntários - Vagas para Pesquisa

Partindo do princípio de incentivar as atividades de pesquisa desenvolvidas pelos docentes e alunos da UNISANTA, o Centro Institucional de Pesquisa (CIPE) oferece vagas para voluntários(as) nos seguintes projetos de pesquisa:


1) Prevalência de disfunções sexuais em mulheres na pós-menopausa

O trabalho de conclusão de curso de autoria da aluna da Faculdade de Fisioterapia Amanda Trigo Lemos, sob orientação da Profa Dra. Claudia de Oliveira, tem como objetivo verificar a prevalência de disfunções sexuais que acometem mulheres na pós - menopausa.

Podem participar mulheres com idade igual ou superior a 50 anos e que estão na menopausa.

Para isso, as mulheres com este perfil estão sendo convidadas a responder às perguntas por meio de um questionário on-line, via Facebook.

Este questionário consiste de informações sóciodemográficas, clínicas e por fim, a participante de pesquisa deverá responder ao Female Sexual Function Index (FSFI) traduzido e validado para a população brasileira, que avalia a resposta sexual feminina em seis domínios: desejo sexual, excitação sexual, lubrificação vaginal, orgasmo, satisfação sexual e dor.

Caso se enquadre no perfil da pesquisa e tenha interesse em participar, clique no link abaixo para responder ao questionário:

https://docs.google.com/forms/d/1mvyDSiDbGWW1a9I4QWndzU8HFA46a5o489H0CeoGL74/viewform


2) Comparação da Qualidade de Vida entre Fumantes, ex-Fumantes e não Fumantes

O trabalho de conclusão de curso de autoria da aluna da Faculdade de Fisioterapia Yasmine Saito, sob orientação da Profª Me. Laura Taguchi, tem como objetivo comparar a qualidade de vida dos indivíduos e avaliá-la entre aqueles que são fumantes, ex-fumantes e não fumantes.

Podem participar homens e mulheres com idade entre 20 e 60 anos, fumantes, ex-fumantes e não fumantes.

Para isso, os indivídos com este perfil estão sendo convidados a responder às perguntas por meio de um questionário on-line, dividido em 3 seções, via Facebook.

A 1ª seção consiste em informações sóciodemográficas, com o intuito de caracterizar quanto à idade, estado civil, gênero, escolaridade, se é tabagista, não tabagista ou se já foi, e os demais dados gerais, separando nos grupos de acordo com os critérios de inclusão.

A 2ª seção, World Health Organization Quality of Life Instrument (WHOQOL-BREF), avaliará a qualidade de vida. Esta, consiste em 26 itens abrangendo quatro domínios: físico, psicológico, social e ambiental, uma questão relativa à qualidade de vida geral e uma à satisfação com a saúde.

E por último, a seção que avalia a gravidade da dependência de nicotina no caso do fumante. Consiste em seis questões, simples e de fácil entendimento.

Caso se enquadre no perfil da pesquisa e tenha interesse em participar, clique no link abaixo para responder ao questionário:

https://docs.google.com/forms/d/1DlVMa5vOE0xWXMmsnWuINwtHXasD47-6tMJ6psm4oLA/viewform