Marcelo Teixeira nasceu em Santos, em 28 de abril de 1964, filho de Nilza Maria Pirilo Teixeira e de Milton Teixeira, casado com Valéria Simões Teixeira, pai de Caroline Simões Teixeira e Marcelo Teixeira Filho, empresário no campo da educação, como fundador da Universidade Santa Cecília Unisanta. No Colégio Santa Cecília, Marcelo fez seus primeiros estudos, que serviram de base à formação universitária na Faculdade de Administração de Empresas de Santos da Fundação Lusíada (1982-1985) e na Faculdadede Direito da Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes (1989-1993/OAB 137.182).


     Atualmente, é Pró-Reitor Administrativo e Financeiro da Unisanta, Presidente da Associação Santa Cecília Esportes, Diretor-Presidente do Sistema Santa Cecília de Rádio e TV Educativas e Presidente do Santos Futebol Clube, participando ativamente de promoções culturais como seminários, encontros e debates sobre educação e esportes.

     Marcelo nos oferece, neste momento, um livro ao qual sua intimidade com o esporte empresta o caráter de um dos depoimentos mais vivos e expressivos sobre a figura da grande e saudosa nadadora Renata Agondi.