Projetos de Pesquisa


Os projetos de pesquisa são elaborados com a finalidade de serem lidos por professores pesquisadores incumbidos de analisar suas qualidade e limitações. Por isso, é preciso observar alguns itens como: impessoalidade, ou seja deve ser redigido na terceira pessoa; objetividade, a argumentação deve apoiar-se em dados e provas e não em opiniões pessoais; clareza, as idéias devem utilizar vocabulário adequado, sem expressões de duplo sentido; além de precisão, coerência, concisão e simplicidade.

O roteiro apresentado a seguir deverá ser observado durante a elaboração do projeto de pesquisa (Gil, 2002).

Introdução: A primeira seção do projeto é constituída por uma introdução, que define brevemente os objetivos do trabalho, as razões de sua realização, o enfoque dado ao assunto e sua relação com outros estudos. Pode ser elaborada de forma corrente ou apresentar subseções:

  • 1) Justificativa: fatores que determinaram a escolha do tema, argumentos relativos à importância da pesquisa ou referência a uma possível contribuição para o conhecimento de alguma questão teórica ou prática ainda não solucionada.
  • 2) Definição e delimitação do problema: Deve-se deixar claro o problema que se pretende responder com a pesquisa.
  • 3) Revisão de literatura: contextualização teórica do problema e seu relacionamento com o que tem sido investigado a seu respeito.
  • 4) Objetivos e/ou hipóteses: apresentação dos objetivos da pesquisa em termos claros e precisos.

Metodologia: Nesta parte, descrevem-se os procedimentos a serem seguidos na realização da pesquisa. Sua organização requer a apresentação de informações acerca de alguns aspectos, tais como:

  • 1) Tipo de pesquisa: deve-se esclarecer se a pesquisa é de natureza exploratória, descritiva ou explicativa. Convém, ainda, esclarecer acerca do delineamento a ser adotado (pesquisa experimental, levantamento, estudo de caso, pesquisa bibliográfica, etc.).
  • 2) População e amostra: envolve informações acerca do universo a ser estudado, da extensão da amostra e da maneira como será selecionada.
  • 3) Coleta de dados: envolve a descrição das técnicas a serem utilizadas para coleta de dados. Modelos de questionários, testes ou escalas deverão ser incluídos, quando for o caso.
  • 4) Análise de dados: envolve a descrição dos procedimentos a serem adotados tanto para a análise quantitativa, quanto qualitativa.

Cronograma de execução: nesta parte, indica-se o tempo necessário para o desenvolvimento de cada uma das etapas da pesquisa.


Suprimentos e equipamentos: nesta parte, indicam-se os suprimentos e equipamentos necessários para a realização da pesquisa (impressos, equipamentos, insumos, etc.)


Custo do projeto: o projeto deve apresentar uma estimativa dos custos da pesquisa (gastos com pessoal, com material, etc.)


Anexos e/ou apêndices: documentos elaborados pelo autor que podem ser consultados para melhor compreensão do projeto.


Referências bibliográficas


Formulários