Pedagogia


Duração

4 anos (8 semestres).

Período

noturno.

Carga Horária

3.280 CH (três mil, duzentas e oitenta horas).

Vagas Oferecidas

80 noturno.

Autorização

Resolução Consun nº 27/02 publicada em 27/06/2002.

Conceito do MEC

Muito Bom.

Reconhecimento

Portaria nº 1.067/10 publicada em 20/08/2010 Renovada pela Portaria nº 286/12 publicada em 27/12/12.

O Curso recebeu o conceito Muito Bom do MEC.

A Unisanta possui a maior brinquedoteca da Baixada Santista, com 210 m², dividida em oito ambientes. O espaço é utilizado para o desenvolvimento de oito atividades simultâneas. O espaço lúdico-pedagógico, científico e cultural atende, mediante convênios, entidades assistenciais e demais interessados.

Os alunos podem aprofundar seus conhecimentos no Núcleo de Pesquisas Pedagógicas.

Conta com laboratórios de informática para a prática de Tecnologias Educacionais e laboratório de Arte para disciplinas lúdicas (Arte-Educação)

Projeto Pedagógico em conformidade com as diretrizes curriculares nacionais.

A adesão da Faculdade de Pedagogia da Unisanta ao Programa Bolsa Alfabetização (Secretaria de Estado da Educação e Fundação para o Desenvolvimento da Educação – FDE) possibilita que o universitário aprimore sua formação atuando como aluno-pesquisador e colaborador de professores dos 2ºs anos da rede pública estadual.



Inclusão social - Um dos exemplos são as oficinas de trabalhos manuais ministradas pelos estudantes às moradoras de bairros carentes da Baixada Santista, possibilitando geração de renda às famílias.
• Uma das ferramentas de apoio à aprendizagem é o Programa de Incentivo à Leitura da Baixada Santista, sediado na Universidade. O PROLER – BS/Unisanta tem parceria com as Diretorias de Ensino e Secretarias de Educação da Baixada Santista. Dentro do Programa são oferecidos cursos de capacitação, oficinas e palestras com renomados escritores.
• A Unisanta foi a 1ª instituição de ensino do País convidada pelo governo brasileiro para participar da implantação do Programa Alfabetização Solidária no Timor Leste.
• O representante da Universidade foi o doutor Fábio Giordano, diretor da Faculdade de Pedagogia da Unisanta. O convite do governo brasileiro teve como referência os dez anos de trabalho desenvolvido pela Unisanta na alfabetização de cerca de 30 mil jovens e adultos, no Norte e Nordeste do País. Em reconhecimento, Giordano recebeu o título de Oficial da Ordem do Rio Branco, pelo Itamaraty.

Campo de atuação

Escolas Públicas e Privadas, Creches, Centros de Convivência, Magistério da Educação Fundamental e Infantil, Conselhos Tutelares, centros de convivência, abrigos, organizações não governamentais (ONG’s), gibitecas e brinquedotecas.

Matriz Curricular


1º semestre

Sociologia da Educação
Filosofia da Educação I
Psicologia da Educação I
História da Educação I
Planejamento Educacional e de Ensino I
Fundamentos da Infância I
Leitura e Produção de Textos
Metodologia e Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicada à Educação
Eletiva I
Atividades Complementares

2º semestre

Filosofia da Educação II
História da Educação II
Psicologia da Educação II
Planejamento Educacional e de Ensino II
Fundamentos da Infância II
Antropologia e Educação
Práticas de Leitura e Escrita
Metodologia da Pesquisa em Educação
Pesquisa e Prática Pedagógica I
Eletiva II
Atividades Complementares

3º semestre

Alfabetização e Letramento
Didática I
Legislação Educacional I
Políticas Educacionais I
Conteúdos e Métodos da Educação Infantil I
Educação e Cuidados em Creche
Literatura Infanto-Juvenil
Laboratório Lúdico
Pesquisa e Prática Pedagógica II
Atividades Complementares

4º semestre

Didática II
Legislação Educacional II
Políticas Educacionais II
Conteúdos e Métodos da Educação Infantil II
Conteúdos e Métodos das Artes
Conteúdos e Métodos da Educação Física
Psicologia do Desenvolvimento Infantil
Organização do Trabalho Docente na Educação Infantil
Pesquisa e Prática Pedagógica III
Eletiva III
Estágio Supervisionado Docência em Educação Infantil
Atividades Complementares

5º semestre

Conteúdos e Métodos do Ensino da Língua Portuguesa-I
Conteúdos e Métodos da Matemática-I
Conteúdos e Métodos do Ensino da História I
Conteúdos e Métodos do Ensino da Geografia I
Conteúdos e Métodos do Ensino das Ciências, Ética e Meio Ambiente I
Conteúdos e Métodos da Educação de Jovens e Adultos I
Educação Especial e Inclusiva I
Avaliação Educacional e de Ensino I
Educação das Relações Étnico Raciais
Pluralidade Cultural e Educação Sexual
Estágio Supervisionado Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I
Atividades Complementares

6º semestre

Conteúdos e Métodos do Ensino da Língua Portuguesa II
Conteúdos e Métodos da Matemática II
Conteúdos e Métodos do Ensino da História II
Conteúdos e Métodos do Ensino da Geografia II
Conteúdos e Métodos do Ensino das Ciências, Ética e Meio Ambiente II
Conteúdos e Métodos da Educação de Jovens e Adultos II
Educação Especial e Inclusiva II
Avaliação Educacional e de Ensino II
Organização do Trabalho Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Relação Ciência, Tecnologia e Sociedade
Estágio Supervisionado Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e EJA II
Atividades Complementares

7º semestre

Gestão Educacional e Escolar I
Coordenação e Supervisão Pedagógica
Teoria e Prática de Currículo I
Orientação Educacional I
Organização da Escola de Educação Básica I
Planejamento, Execução e Avaliação do Projeto Pedagógico
Probabilidade e Estatística Aplicada à Educação
Língua Brasileiras dos Sinais - LIBRAS
Trabalho de Conclusão de Curso I
Estágio Supervisionado em Gestão Escolar
Atividades Complementares

8º semestre

Educação Não Formal
Projetos para Espaços Educativos em Educação Não Formal
Gestão Educacional e Escolar II
Teoria e Prática de Currículo II
Práticas de Ensino em Matérias Pedagógicas (M-EM)
Psicopedagogia
Educação Comparada
Temas Atuais da Educação
Trabalho de Conclusão de Curso II
Estágio Supervisionado em Educação Não-Formal
Atividades Complementares


DISCIPLINAS ELETIVAS:
Oficina de Materiais Pedagógicos; Gestão de Pessoas; Responsabilidade Social em Espaços Educativos; História da Infância e Direitos da Criança; Projetos para a Educação Infantil; Avaliação Institucional; História das Idéias Pedagógicas, Educação, Ética e Cidadania. Educação e Trabalho; Ética Profissional; Responsabilidade Social em Espaços Educativos

Critérios de Avaliação

A avaliação do aproveitamento escolar é regulamentada pelo Capítulo VI do Regimento Geral da Unisanta, sendo medida através de avaliações parciais semestrais, expressando-se o resultado em notas que variam de zero a dez, atribuídas em pontos e meios pontos.

A avaliação do rendimento escolar será feita por disciplina, conforme as atividades curriculares desenvolvidas, abrangendo os aspectos de freqüência e aproveitamento, eliminatórios por si mesmo, sob a responsabilidade do respectivo docente.

São consideradas atividades curriculares as preleções, pesquisas, exercícios, argüições, trabalhos práticos, seminários, estudos do meio, estágios, provas escritas e orais previstas nos respectivos planos de ensino.

Será considerado aprovado em cada disciplina o aluno que houver freqüentado no mínimo a 75% dos trabalhos acadêmicos previstos e obtido média aritmética igual ou superior 5 (cinco) entre a nota resultante das avaliações parciais e o exame final.

Será dispensado do exame final o aluno que, tendo cumprido a exigência da freqüência mínima e tenha obtido média igual ou superior a 7 (sete) como resultante das avaliações parciais..

Direção do curso

Prof. Dr. Fábio Giordano.

Coordenação do curso

Profa. Ms. Maria Cristina da Silva Pereira Alves.

Telefone

(13) 3202-7122.

Mensalidade

O valor da mensalidade de 2015 no 1º vencimento é R$ 579,00.