Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica)


Duração

5 anos (10 semestres).

Período

Diurno (2 ½ anos - manhã e 2 ½ anos - noite).

Carga Horária

4.252 CH (Quatro mil, duzentas e cinquenta e duas horas).

Vagas Oferecidas

100 vagas.

Um milhão de robôs até 2013


Esta notícia se refere aos planos de apenas uma indústria de porte mundial. Ela tem hoje um milhão de funcionários e pretende igualar o número de funcionários e robôs daqui a dois anos. São mais de trezentos mil robôs por ano, quase mil por dia.

Se pensarmos nas grandes e médias empresas, inclusive brasileiras, a perspectiva de utilização de novas tecnologias é uma realidade indiscutível.

Para quem pretende uma carreira profissional com aderência nessa nova tendência e realidade de mercado, é o momento de encarar o desafio da graduação na Engenharia de Automação e Controle, mais conhecida como Mecatrônica.

Mas o que é a Mecatrônica?

A Engenharia de Controle e Automação, conhecida como Mecatrônica, surgiu da necessidade de automação e controle dos processos produtivos industriais. O desenvolvimento da indústria promoveu sua expansão de forma que está presente desde brinquedos até a automação bancária.

A Mecatrônica resulta da integração de conhecimentos e tecnologias dos campos da Mecânica e Eletrônica, através de componentes computadorizados que controlam e automatizam o funcionamento dos equipamentos.

Assim, o curso de Mecatrônica é composto por disciplinas com conteúdo de Mecânica, Eletrônica e Sistemas Informatizados.

Campo de atuação

Os profissionais formados neste curso podem, preferencialmente, atuar em áreas de automação e controle de equipamentos e processos, sistemas robóticos, sistemas de controle de ambientes, equipamentos de biotecnologia, dimensionamento de dispositivos mecânicos, equipamentos com controle remoto de movimento, eletrônica industrial, nanotecnologia, instrumentação e controle de processos, etc.

Critérios de Avaliação

A avaliação do aproveitamento escolar é regulamentada pelo Capítulo VI do Regimento Geral da Unisanta, sendo medida através de avaliações parciais semestrais, expressando-se o resultado em notas que variam de zero a dez, atribuídas em pontos e meios pontos.

A avaliação do rendimento escolar será feita por disciplina, conforme as atividades curriculares desenvolvidas, abrangendo os aspectos de freqüência e aproveitamento, eliminatórios por si mesmo, sob a responsabilidade do respectivo docente.

São consideradas atividades curriculares as preleções, pesquisas, exercícios, argüições, trabalhos práticos, seminários, estudos do meio, estágios, provas escritas e orais previstas nos respectivos planos de ensino.

Será considerado aprovado em cada disciplina o aluno que houver freqüentado no mínimo a 75% dos trabalhos acadêmicos previstos e obtido média aritmética igual ou superior 5 (cinco) entre a nota resultante das avaliações parciais e o exame final.

Será dispensado do exame final o aluno que, tendo cumprido a exigência da freqüência mínima e tenha obtido média igual ou superior a 7 (sete) como resultante das avaliações parciais..

Direção do curso

Eng. Antonio de Salles Penteado.

Telefone

(13) 3202-7132.

Mensalidade

O valor da mensalidade de 2014 no 1º vencimento é R$ 1.076,00.