Engenharia Civil


Duração

5 anos (10 semestres).

Período

Diurno / Noturno.

Carga Horária

4.252 CH (Quatro mil, duzentas e cinquenta e duas horas).

Vagas Oferecidas

300 vagas (100 diurno e 200 noturno).

Autorização

Decreto nº 77.080/76 publicado em 27/01/76.

Conceito do MEC

Bom.

Reconhecimento

Portaria nº 195/11 publicada em 27/06/2011 Renovada pela Portaria nº 286/12 publicada em 27/12/12.

Curso consolida prestígio internacional

A Unisanta é considerada a primeira universidade a integrar a Associação para Colaboração entre Portos e Cidades (Rete), como Núcleo Avançado do seu Comitê Científico Internacional. A missão da Rete, que envolve especialistas da Itália, Espanha, Portugal e Alemanha, é desenvolver pesquisas científicas e oferecer mútua colaboração, visando ao desenvolvimento equilibrado das cidades portuárias.

Outra parceria internacional de destaque se deu no projeto EcoManage - Sistema Integrado de Gerenciamento Ecológico de Zonas Costeiras - União Europeia. Do Brasil, apenas a Unisanta e a USP integraram o projeto. Trata-se de uma biblioteca digital completa, disponível a administradores e à comunidade da Baixada, para consultas sobre crescimento sustentável. O trabalho dos professores e pesquisadores de Engenharia Civil da Unisanta foi fundamental nesse levantamento científico.

Mantém intercâmbios internacionais com portos europeus como os da Holanda e Bélgica.



O Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas, desde 1995, desenvolve estudos no estuário da Baía de Santos em parceria com o Instituto Superior Técnico de Lisboa / Portugal.

O Curso é um dos primeiros oferecidos pela Unisanta (1976) e forma profissionais generalistas, aptos a atuar em qualquer campo da modalidade como: construção civil, estruturas, hidráulica, saneamento básico, portos, pontes, transportes e solos, entre outros.

Além de contar com forte estrutura de Laboratórios (Prática da Construção Civil, Materiais de Construção Civil, Estruturas, Solos, Transportes, Hidráulica, Eletricidade e Topografia), os alunos realizam atividades extracurriculares desde o 1º semestre.

No Escritório Modelo de Engenharia Civil, criado em 1994, eles desenvolvem projetos destinados a instituições assistenciais e comunitárias, como creches, escolas, igrejas e associações de moradores, sob orientação de professores com larga experiência em projeto e obras.

Orientados por doutores e professores, alunos participaram de estudo que visa traçar o diagnóstico completo dos prédios inclinados na orla da praia de Santos, necessário devido às condições especiais do subsolo da Baixada Santista. Destaque também para a atuação no Programa de Revitalização de Cortiços no Centro de Santos - Alegra Centro.

Os cálculos são voltados para a utilização de sistemas informatizados. Essas aplicações abrangem também as áreas de formação, inclusive em mecânica, estradas, hidráulica e de construção, além de planilhas de cálculo e orçamento, topografia e geodésia, com modernos equipamentos.

Formados atuam com destaque em empresas responsáveis por importantes obras nacionais e internacionais.

Campo de atuação

Projetos e obras nas áreas de construção civil, transportes e hidráulica. A construção civil é o campo mais amplo: desde uma residência unifamiliar até complexos habitacionais, cidades, ginásios, poliesportivos, hospitais, hotéis, escolas, pontes, viadutos, túneis. A área de hidráulica compreende todos os sistemas de captação de água, barragens, reservatórios, sistemas de adução, construção de estações de tratamento, distribuição em rede pública, instalações nos edifícios, captação das águas servidas, sistemas de tratamento de esgoto e disposição final. Inclui as obras de drenagem em geral, canais, bueiros, galerias, etc. No setor de transporte, trabalha com sistemas rodoviários, ferroviários, metrô, hidrovias, dutovias, obras portuárias e de infraestrutura de aeroportos. Atua ainda em serviços de consultorias e perícias especializadas nas áreas acima.

Links importantes

Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas

http://sites.unisanta.br/nph

Curso de Engenharia Civil

http://www.unisanta.br/civil

Matriz Curricular


1º semestre

Cálculo Diferencial e Integral I
Desenho Básico
Física Geral e Experimental I
Princípios de Engenharia Civil
Probabilidade e Estatística

2º semestre

Cálculo Diferencial e Integral II
Desenho Técnico para Engenharia Civil
Física Geral e Experimental II
Geometria Analítica e Álgebra Linear
Química para Engenharia Civil

3º semestre

Cálculo Diferencial e Integral III
Cálculo Numérico
Física Geral e Experimental III
Mecânica Geral
Noções Arquitetura e Representação Gráfica

4º semestre

Eletricidade Aplicada
Introdução à Computação
Materiais de Construção Civil I
Mecânica dos Fluídos I
Resistência dos Materiais
Topografia e Elementos de Geodesia

5º semestre

Hidrologia e Obras de Drenagem
Materiais de Construção Civil II
Mecânica dos Fluídos II
Mecânica dos Solos I
Projetos de Vias
Resistência dos Materiais para Engenharia Civil I

6º semestre

Estática das Estruturas I
Geologia Aplicada
Hidráulica Geral
Mecânica dos Solos II
Resistência dos Materiais para Engenharia Civil II
Transportes I

7º semestre

Construções de Concreto Armado I
Construções Metálicas e de Madeiras
Estática das Estruturas II
Instalações Hidráulico-Sanitárias
Maciços e Obras de Terra
Transportes II

8º semestre

Construções de Concreto Armado II
Fundações
Gestão Empresarial
Portos e Logística de Transportes
Prática de Engenharia Civil
Saneamento Básico I

9º semestre

Estruturas Complementos Concreto
Execução de Obras e Segurança no Trabalho
Patologia das Construções
Projeto de Graduação de Engenharia Civil I
Saneamento Básico II

10º semestre

Métodos Computacionais Aplicados à Eng.Civil
Planejamento de Obras
Pontes e Grandes Estruturas
Projeto de Graduação de Engenharia Civil II

DISCIPLINAS ELETIVAS
Engenharia de Informação
Gestão Social
Tópicos Esp. de Gestão de Pessoas
Gestão Ambiental

DISCIPLINA OPTATIVA
Libras

Critérios de Avaliação

A avaliação do aproveitamento escolar é regulamentada pelo Capítulo VI do Regimento Geral da Unisanta, sendo medida através de avaliações parciais semestrais, expressando-se o resultado em notas que variam de zero a dez, atribuídas em pontos e meios pontos.

A avaliação do rendimento escolar será feita por disciplina, conforme as atividades curriculares desenvolvidas, abrangendo os aspectos de freqüência e aproveitamento, eliminatórios por si mesmo, sob a responsabilidade do respectivo docente.

São consideradas atividades curriculares as preleções, pesquisas, exercícios, argüições, trabalhos práticos, seminários, estudos do meio, estágios, provas escritas e orais previstas nos respectivos planos de ensino.

Será considerado aprovado em cada disciplina o aluno que houver freqüentado no mínimo a 75% dos trabalhos acadêmicos previstos e obtido média aritmética igual ou superior 5 (cinco) entre a nota resultante das avaliações parciais e o exame final.

Será dispensado do exame final o aluno que, tendo cumprido a exigência da freqüência mínima e tenha obtido média igual ou superior a 7 (sete) como resultante das avaliações parciais..

Direção do curso

Eng. Antônio de Salles Penteado.

Coordenação do curso

Profa. Ms. Nilene Janini de Oliveira Seixas.

Telefone

(13) 3202-7132.

Mensalidade

O valor da mensalidade de 2015 no 1º vencimento é R$ 1.194,00.