Ciências Biológicas - Bacharelado (Biologia Marinha)


Duração

Bacharelado - 4 anos (8 semestres).

Período

Diurno / noturno.

Carga Horária

3.582 CH (Três mil, quinhentas e oitenta e duas horas).

Vagas Oferecidas

150 vagas (70 diurno e 80 noturno).

Autorização

Resolução Consun nº 01/86 publicada em 14/11/86.

Conceito do MEC

Muito Bom.

Reconhecimento

Portaria nº 548/10 publicada em 14/05/2010.

O curso de Ciências Biológicas da Unisanta é um dos que mais formou biólogos no País*


A participação da Unisanta em importantes pesquisas nacionais e internacionais como a do EcoManage - Projeto de Gerenciamento Ecológico de Zonas Costeiras, apoiado pela União Europeia - atesta o grau de excelência de professores e alunos do Curso.

Nessa pesquisa, a Unisanta foi a única universidade particular do País a integrar o seleto grupo formado por instituições de Portugal, Itália, Holanda, Chile, Argentina e Brasil. As conclusões dos três anos e meio de estudos foram publicadas em livro.

A Universidade abriga a sede nacional do Instituto para Pesca, Diversidade e Segurança Alimentar – Fisheries and Food Institute (FIFO), que realiza pesquisa nas áreas de pesca artesanal, etnobiologia e ecologia humana.

Alguns projetos na área:

- Convênio de Cooperação Técnica e Científica com a Marinha do Brasil, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha, com o objetivo de fortalecer o estudo das ciências do mar.

- Harmonização de Métodos de Gestão de Material Dragado em Zonas Costeiras Internacionais, incluindo Espaços Naturais Protegidos, que investiga estuários do Brasil e da Espanha.

- Programa Eco Pólis, com a Dow Brasil, considerado o melhor da América Latina em criatividade, na categoria Responsabilidade Social, pela Dow Mundial.

- Projeto Ecofaxina – limpeza ecológica em área de manguezais e praias. Idealizado por ex-alunos do Curso.



Referência na área de Botânica para a Baixada Santista, o Herbário Científico da Unisanta é o único da região a obter o reconhecimento internacional da comunidade científica de New York Botanical Garden. Possui mais de 7.100 exemplares de plantas medicinais e ornamentais, algas e flora da restinga.

Conta ainda com o Laboratório de Pesquisas Biológicas e o Acervo Zoológico (inclui a Coleção Científica Regional de Peixes da Baixada Santista, que integra o Sistema Brasileiro de Informações sobre Biodiversidade de Peixes).

Há 21 anos o Laboratório de Ecotoxicologia realiza importantes estudos ecológicos e ambientais. Faz parte da Rede Brasileira de Laboratórios do INMETRO, com acreditação na Norma ISO 17025.

O Curso conta com mais de 2 mil metros quadrados de espaço dividido entre laboratórios de Biologia Marinha, Biologia Geral, Microscopia, Física, Química, Anatomia, Biologia Pesqueira, entre outros.

Promove o Simpósio de Biologia Marinha, encontro anual com participantes de todo o País, e o Encontro de Aquicultura.

Presta consultoria para órgãos públicos e privados, na área ambiental da Baixada Santista, a exemplo da Procuradoria Geral da República, Ministério Público Estadual e Federal, IBAMA, entre outros.

Outra importante conquista foi ter sido escolhida para o programa Remangue Educação, da Petrobras/Cubatão. O Projeto recebeu prêmio nacional e internacional.

O Laboratório de Aquicultura, único em universidade particular no Estado, está na lista dos principais laboratórios de pesquisas e projetos em maricultura do País, divulgado pela revista Aquicultura & Pesca.

A diversidade biológica do litoral possibilita o estudo de campo através de atividades acadêmicas programadas em locais como as praias do Loteamento Iporanga e a Praia Branca, em Guarujá, na Ilha do Cardoso, em Cananeia, manguezais, além das pesquisas em outros estados como no Arquipélogo de Abrolhos, litoral sul da Bahia, onde é feito o estudo das baleias Jubarte.

*(site Ciências do Mar Brasil cdmb.furg.br)



Campo de atuação

Escolas; instituições de preservação ambiental; laboratórios; parques ecológicos; departamentos de meio ambiente de empresas de diversos segmentos como o do setor portuário e da construção civil; perícias judiciais; e turismo ecológico de hotéis e operadoras do gênero.

Matriz Curricular


1º semestre

Biologia Celular I
Biologia Molecular I
Ecologia de Populações
Anatomia I
Química Aplicada I
Biofísica I
Antropologia
Elementos de Geologia I
Português Instrumental I
Fundamentos de Matemática I
Atividades complementares

2º semestre

Biologia Celular II
Biologia Molecular II
Ecologia de Comunidades
Anatomia II
Química Aplicada II
Biofísica II
Elementos de Geologia II
Português Instrumental II
Fundamentos de Matemática II
Atividades complementares

3º semestre

Zoologia I
Genética I
Bioquímica I
Iniciação Cientifica I
Microbiologia
Histologia Básica
Morfologia Vegetal
Atividades complementares

4º semestre

Zoologia II
Genética II
Ecologia Humana
Bioquímica II
Iniciação Cientifica II
Parasitologia
Histologia Funcional/Embriologia
Anatomia Vegetal
Atividades complementares

5º semestre

Zoologia III
Fisiologia Animal I
Fisiologia Humana I
Bioestatística I
Fisiologia Vegetal I
Sistemática Vegetal I
Metodologia do Trabalho Científico I
Imunologia
Paleontologia
Avaliação Ambiental
Atividades complementares

6º semestre

Aquicultura
Zoologia IV
Fisiologia Animal II
Fisiologia Humana II
Bioestatística II
Fisiologia Vegetal II
Sistemática Vegetal II
Evolução
Metodologia do Trabalho Científico II
Educação Ambiental
Atividades complementares

7º semestre

Princípios de Oceanografia I
Bioecologia dos Amniotas Marinhos I
Biologia do Zoobentos
Biologia do Zooplancton
Biogeografia
Biologia Pesqueira I
Biologia Fitoplâncton
Ecologia Marinha
Atividades complementares

8º semestre

Princípios de Oceanografia II
Bioecologia dos Amniotas Marinhos II
Ecologia do Bentos
Ecologia dos Peixes Marinhos
Biologia Pesqueira II
Biologia do Fitobentos
Ecologia Dulcícola
Atividades complementares

DISCIPLINAS ELETIVAS:
Tópicos Avançados em Genética
Legislação Ambiental
Biologia de Moluscos
Biologia de Crustaceo

Critérios de Avaliação

A avaliação do aproveitamento escolar é regulamentada pelo Capítulo VI do Regimento Geral da Unisanta, sendo medida através de avaliações parciais semestrais, expressando-se o resultado em notas que variam de zero a dez, atribuídas em pontos e meios pontos.

A avaliação do rendimento escolar será feita por disciplina, conforme as atividades curriculares desenvolvidas, abrangendo os aspectos de freqüência e aproveitamento, eliminatórios por si mesmo, sob a responsabilidade do respectivo docente.

São consideradas atividades curriculares as preleções, pesquisas, exercícios, argüições, trabalhos práticos, seminários, estudos do meio, estágios, provas escritas e orais previstas nos respectivos planos de ensino.

Será considerado aprovado em cada disciplina o aluno que houver freqüentado no mínimo a 75% dos trabalhos acadêmicos previstos e obtido média aritmética igual ou superior 5 (cinco) entre a nota resultante das avaliações parciais e o exame final.

Será dispensado do exame final o aluno que, tendo cumprido a exigência da freqüência mínima e tenha obtido média igual ou superior a 7 (sete) como resultante das avaliações parciais..

Direção do curso

Prof. Roberto Patella.

Coordenação do curso

Prof. Dr. Camilo Dias Seabra Pereira.

Telefone

(13) 3202-7129.

Mensalidade

O valor da mensalidade de 2014 no 1º vencimento é R$ 837,00.