Ciências Biológicas - Bacharelado (Biologia Marinha)


Duração

Bacharelado - 4 anos (8 semestres).

Período

Diurno / noturno.

Carga Horária

3.840 CH (Três mil, oitocentas e quarenta horas).

Vagas Oferecidas

150 vagas (70 diurno e 80 noturno).

Autorização

Resolução Consun nº 01/86 publicada em 14/11/86.

Conceito do MEC

Muito Bom.

Reconhecimento

Portaria nº 548/10 publicada em 14/05/2010 Renovada pela Portaria nº 286/12 publicada em 27/12/12.

O curso de Biologia que mais forma profissionais na área tem prestígio no Mercado de Trabalho.

O profissional diplomado em Ciências Biológicas – Biologia Marinha é necessário em muitos setores, públicos e privados. Entre eles, instituições de preservação ambiental e de animais, prefeituras, departamentos de meio ambiente, turismo ecológico, escolas, parques aquáticos e florestais, além de empresas portuárias e de construção civil, entre muitas, que necessitam expandir suas instalações sem danos à ecologia, conforme a rígida legislação em vigor.

E o Curso de Ciências Biológicas - Biologia Marinha da Unisanta é um dos mais conceituados no preparo a esse profissional, além de ser conhecido como o que mais tem formado biólogos no País, conforme o site Ciências do MarBrasil.*

Estudos de ex-alunos são divulgados com destaque nos meios científicos. Um dos últimos casos foi a descoberta de um gênero e de duas espécies de algas marinhas na Laje de Santos. Em 2014, pesquisadores internacionais confirmaram essa descoberta, conforme a Revista Pesquisa Fapesp, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

No mercado de trabalho também há exemplos, como Andreas Kiekebusch, de 44 anos, ex-aluno de Ciências Biológicas da Unisanta. Formado em 2002, Andreas Kiekebusch é gerente-geral de Meio Ambiente, na Transnordestina Logística S.A.

Muitos professores do Curso lecionam também no Mestrado de Ecologia da Universidade, procurado por alunos de vários estados brasileiros. As pesquisas de professores, nas quais tem sido expressiva a participação de alunos, não se limitam ao mar. O laboratório que estuda peixes continentais e costeiros é muito procurado, para parcerias, por renomadas instituições públicas e particulares de pesquisas.

Os alunos de graduação podem fazer estágios também no Herbário Científico, no Acervo Zoológico e no Laboratório de Ecotoxicologia da Unisanta, reconhecidos pela qualidade de suas pesquisas.

O Herbário Científico, único da região a obter o reconhecimento internacional da comunidade científica de New York Botanical Garden, foi alvo de outro reconhecimento, em 2015, com o registro, no site da Global Biodiversity Information Facility (GBIF) - Sistema Global de Informação sobre a Biodiversidade.

O Acervo Zoológico, que inclui a Coleção Científica Regional de Peixes da Baixada Santista, integra o Sistema Brasileiro de Informações sobre Biodiversidade de Peixes.

Conheça algumas das vantagens de ser aluno da Universidade Santa Cecília (Unisanta)
http://unisanta.br/VidaAcademica/Beneficios



Há mais de duas décadas, o Laboratório de Ecotoxicologia realiza importantes estudos ecológicos e ambientais. Faz parte da Rede Brasileira de Laboratórios do INMETRO e está acreditado pela Norma ISSO 17.025, que certifica a excelência de laboratórios. Presta consultoria na área ambiental da Baixada Santista para órgãos públicos e privados, a exemplo da Procuradoria Geral da República, Ministério Público Estadual e Federal, IBAMA, entre outros.

*http://www.cdmb.furg.br/ site Ciências do MarBrasil.



Campo de atuação

Escolas; instituições de preservação ambiental; laboratórios; parques ecológicos; departamentos de meio ambiente de empresas de diversos segmentos, como o do setor portuário e o da construção civil; perícias judiciais; e turismo ecológico de hotéis e operadoras do gênero. Em três anos, o Curso forma profissionais para a licenciatura; em quatro anos, os aprovados recebem diploma de bacharel.

Matriz Curricular


1º semestre

Biologia Celular I
Biologia Molecular I
Ecologia de Populações
Anatomia I
Química Aplicada I
Biofísica I
Antropologia
Elementos de Geologia I
Português Instrumental I
Fundamentos de Matemática I
Atividades complementares

2º semestre

Biologia Celular II
Biologia Molecular II
Ecologia de Comunidades
Anatomia II
Química Aplicada II
Biofísica II
Elementos de Geologia II
Português Instrumental II
Fundamentos de Matemática II
Atividades complementares

3º semestre

Zoologia I
Genética I
Bioquímica I
Iniciação Cientifica I
Microbiologia
Histologia Básica
Morfologia Vegetal
Atividades complementares

4º semestre

Zoologia II
Genética II
Ecologia Humana
Bioquímica II
Iniciação Cientifica II
Parasitologia
Histologia Funcional/Embriologia
Anatomia Vegetal
Atividades complementares

5º semestre

Zoologia III
Fisiologia Animal I
Fisiologia Humana I
Bioestatística I
Fisiologia Vegetal I
Sistemática Vegetal I
Metodologia do Trabalho Científico I
Imunologia
Paleontologia
Avaliação Ambiental
Atividades complementares

6º semestre

Aquicultura
Zoologia IV
Fisiologia Animal II
Fisiologia Humana II
Bioestatística II
Fisiologia Vegetal II
Sistemática Vegetal II
Evolução
Metodologia do Trabalho Científico II
Educação Ambiental
Atividades complementares

7º semestre

Princípios de Oceanografia I
Bioecologia dos Amniotas Marinhos I
Biologia do Zoobentos
Biologia do Zooplancton
Biogeografia
Biologia Pesqueira I
Biologia Fitoplâncton
Ecologia Marinha
Atividades complementares

8º semestre

Princípios de Oceanografia II
Bioecologia dos Amniotas Marinhos II
Ecologia do Bentos
Ecologia dos Peixes Marinhos
Biologia Pesqueira II
Biologia do Fitobentos
Ecologia Dulcícola
Atividades complementares

DISCIPLINAS ELETIVAS:
Tópicos Avançados em Genética
Legislação Ambiental
Biologia de Moluscos
Biologia de Crustaceo

Critérios de Avaliação

A avaliação do aproveitamento escolar é regulamentada pelo Capítulo VI do Regimento Geral da Unisanta, sendo medida através de avaliações parciais semestrais, expressando-se o resultado em notas que variam de zero a dez, atribuídas em pontos e meios pontos.

A avaliação do rendimento escolar será feita por disciplina, conforme as atividades curriculares desenvolvidas, abrangendo os aspectos de freqüência e aproveitamento, eliminatórios por si mesmo, sob a responsabilidade do respectivo docente.

São consideradas atividades curriculares as preleções, pesquisas, exercícios, argüições, trabalhos práticos, seminários, estudos do meio, estágios, provas escritas e orais previstas nos respectivos planos de ensino.

Será considerado aprovado em cada disciplina o aluno que houver freqüentado no mínimo a 75% dos trabalhos acadêmicos previstos e obtido média aritmética igual ou superior 5 (cinco) entre a nota resultante das avaliações parciais e o exame final.

Será dispensado do exame final o aluno que, tendo cumprido a exigência da freqüência mínima e tenha obtido média igual ou superior a 7 (sete) como resultante das avaliações parciais..

Direção do curso

Prof. Roberto Patella.

Coordenação do curso

Jorge Luis dos Santos.

Telefone

(13) 3202-7129.