Laboratórios


Conforto Ambiental
No desejo de implementar instrumentos que permitam a ampliação da discussão ambiental e energética nos projetos desenvolvidos pelos alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, foram inaugurados, em 2005, as instalações físicas do Laboratório de Conforto Ambiental da UNISANTA (LCA-Unisanta).

CAD
A Universidade Santa Cecília optou pela implantação do sistema C.A.D. em agosto de 1.989, com a aquisição do software acadêmico MICROSTATION PC da Intergraph, representante da empresa americana Bentley Systems. Esta opção deu-se pelo fato do MICROSTATION ser um software que garantia ao usuário (nosso caso ao aluno) uma grande flexibilidade de aplicações.

Ecotoxicologia
O Laboratório de Ecotoxicologia Professor Caetano Belliboni, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), fundado em 5 de junho de 1991, comemorou 21 anos e foi o primeiro no País a obter o Certificado de Qualidade Internacional ISO 9002, para a realização de testes de toxicidade de efluentes líquidos de processos industriais em amostras de corpos aquáticos receptores. Atualmente, o Laboratório de Ecotoxicologia está acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO nos requisitos estabelecidos na ABNT NBR ISO/IEC 17025. Essa e reconhecimento do INMETRO constitui a expressão formal do reconhecimento da competência do Laboratório para realizar os serviços constantes no escopo de Acreditação.

Herbário
O herbário da Unisanta foi inaugurado em 20 de junho de 1998 por iniciativa da professora Zélia Rodrigues de Mello, tendo grande participação a Dra. Olga Yano, especialista em briófitas, e a Ms. Elisabete Lopes, especialista em pteridófitas, ambas pesquisadoras do Instituto de Botânica de São Paulo. Também tiveram importantes contribuições o Dr. Vinícius Castro Souza, pesquisador da ESALQ, e a Dra. Sandra Jules Gomes da Silva. Somos o primeiro e único herbário científico da Baixada Santista, contando com um acervo de 7100 espécimes registrados. O laboratório está registrado na Rede Brasileira de Herbários desde 2006 e é reconhecido internacionalmente no Index Herbariorum, sediado no New York Botanical Garden, desde 2012, com a sigla HUSC.

Mecânica
Além dos laboratórios de Física, Química, Desenho e Computação, a Engenharia Industrial Mecânica da Universidade Santa Cecília conta com dez laboratórios específicos e dedicados a disciplinas tecnológicas. Assim, desenvolvendo projetos e experimentando conhecimentos teóricos em módulos didáticos, os "engenheirandos" desenvolvem a confiança necessária para a entrada no mercado de trabalho.

Minirrefinaria
A possibilidade de acompanhar passo a passo como se faz o refino do petróleo é o presente que a Petrobrás e a Universidade Santa Cecília (Unisanta) apresentaram no dia 20/7/, à comunidade e aos alunos de Engenharia da Universidade. A minirrefinaria, provavelmente a única do gênero no mundo que funciona, ganhou espaço especial no Laboratório de Engenharia do Petróleo da Unisanta, com o nome de Unidade Didática Oswaldo Bonfanti, na Sala Reginaldo de Freitas.

NPE
O Núcleo de Pesquisas Eletrônicas (NPE) é ligado às Engenharias Elétrica, Eletrônica e de Computação. Criado para dar apoio técnico às pesquisas e trabalhos desenvolvidos por alunos e pesquisadores, o Núcleo conta com laboratório de eletrônica, equipado para desenvolver projetos de hardware e software.

Química
Conceituadas universidades federais e particulares têm adquirido módulos educativos semelhantes aos construídos pelos pesquisadores do Laboratório Modelo de Engenharia Química da Unisanta. Os módulos, de pequenas proporções, reproduzem fielmente operações industriais, facilitando a aprendizagem.